A Total Depravação da raça humana

Salmos 14:1-3

 

Trabalho: Pastor Don Fortner

Grace Baptist Church Danville

2734 Old Stanford Road

Danville, Kentucky 40422-9438

 

Tradução para português: Luís Gomes          

 

Introdução:

O objectivo do presente artigo é falar sobre a depravação da raça humana.

 

Lê-se no Salmos 14:1 o seguinte:

 

“DISSE o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem”.

 

Se Davi tivesse dito neste salmo, “DISSE o néscio (loucos) no seu coração: Não há Deus.” Isto seria uma contradição nas escrituras, porque Paulo nos ensina nas cartas para romanos capítulos 1 e 2, sem margem de dúvidas que não há ateístas, mas sim muitos néscios. Na verdade há muitos néscios que de facto gostam de pensar que são ateus, mas em vão. Paulo escreve por meio da Divina intervenção, que todo o homem neste mundo nasce consciente da existência de Deus; consciência para qual não há fuga.

Então quando Davi escreve, “ Disse o néscio no seu coração: não há Deus,” ele não se está referindo que na verdade há homens ateus, mas referisse que todos os homens são rebeldes, loucos por natureza, com uma constante oposição a Deus. Afirmando nas suas impuras imaginações que não há Deus.

 

Continuando, Lê-se no Salmo 14:1-3 o seguinte:

 

DISSE o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem. O SENHOR olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus.  Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos: não há quem faça o bem, não há sequer um.”

 

Nestes 3 versos o Espírito Santo descreve o carácter e condição de toda a raça humana por natureza. Porque com a queda de Adão, pela sua rebeldia, toda a humanidade caiu de acordo com as escrituras sagradas, pois é-nos ensinado por Deus através das escrituras, o seguinte: Adão é instituído como representante de toda humanidade, e quando Adão pecou toda a humanidade pecou com ele sofrendo e causando as seguintes consequências:

 

1.    Todos humanos são imbecis por natureza, mesmo sendo religiosos ou não, encontram-se cheios de hipocrisia, loucos por causa das suas pertinácias e rebeldias contra o Deus todo-poderoso.

2.    Toda a humanidade está corrupta, abominável e suja perante Deus.

3.    Todos nós ficamos corruptos, abomináveis e sujos por um acto de rebeldia e de traição que Adão teve para com Deus no jardim.

4.    Todos nós desviamo-nos de Deus. Na queda do nosso pai Adão, (nosso representante) deliberadamente afastamo-nos e viramos o nosso rosto para com Deus.

5.    Por causa do pecado de Adão, o nosso pecado é representado nele, criando assim uma completa ignorância para com as coisas espirituais. “Não há quem faça o bem, não há sequer um.”

6.    Se formos deixados sozinhos pelos nossos próprios meios, ninguém procura Deus. “Não há ninguém que procure Deus”

7.    Ninguém por si mesmo tem a habilidade para fazer o bem, e o que é aceitável para Deus. “Não há quem faça o bem, não há sequer um.”

 

Por isso o Espírito de Deus nos diz que a natureza do homem está toda dissoluta e totalmente pervertida que o homem é uma criatura desesperada a padecer no tempo.

Eu quero assim mostrar que as escrituras ensinam a total depravação da natureza humana. Retirado directamente das doutrinas das escrituras, (palavra de Deus). Eu gosto de relembrar ao leitor que todas as bases para a verdadeira Fé, são e devem de ser baseadas na Palavra de Deus e não baseadas no entendimento de várias opiniões de certos homens. Pois eu não me baseio em doutrinas de lógica humana, nem em tradições de igrejas, credos históricos, confissões, catecismos ou dominações, mas sim na Palavra de Deus, (assim diz o SENHOR).

Será que a bíblia nos ensina que toda a humanidade está corrupta?

 

Eu não me revejo em nenhuma autoridade a não ser na Palavra de Deus. Eu gostaria que o leitor reflectisse e revisse naquilo que Deus nos ensina na Sua Palavra Santa.

Assim, como prova do que acabo de referir são introduzidos os seguintes versos, retirados da palavra de Deus.

Géneses 6:5 “E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.”

 

Jó 15:16 “Quanto mais abominável e corrupto é o homem que bebe a iniquidade como a água?”

 

Salmos 51:5 “Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.”

 

Salmos 58:3 “lienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, falando mentiras.

 

Isaías 1;4-6 “Ai, nação pecadora, povo carregado de iniqüidade, descendência de malfeitores, filhos corruptores; deixaram ao SENHOR, blasfemaram o Santo de Israel, voltaram para trás. Por que seríeis ainda castigados, se mais vos rebelaríeis? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco. Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo.”

 

Jeremias 13:23 “ Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal.”

 

Jeremias 17:9 “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”

 

Mateus 15:19-20 “Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfémias.”

 

Romanos 3:9-12 “Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.”

 

Romanos 3:23 “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;”

 

Romanos 5:12 “ Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.”

 

Romanos 5:13 “ Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei.”

 

Romanos 5:14 “No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.”

 

1 Coríntios 2:14 “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”

 

 

Efésio 2:1-3 “E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,  Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.”

 

João 3:19 “ E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.”

 

Estas quinze passagens das escrituras Santas são simplesmente algumas das muitas que se pode encontrar nas claras declarações de Deus, sobre a total depravação da natureza humana. Estas declarações que por si só são mais do que evidentes, declarando que todos os homens por natureza são totalmente depravados e corruptos. Negar o que estas passagens dizem é tentar negar a palavra de Deus. Tentar disputar esta mesma doutrina é lutar contra Deus.

 

 

Proposição: A palavra de Deus é clara e universal e ensina que todos os humanos desde a queda de Adão nascem num estado de depravação total, perdidos com corações corruptos e condenados sobre a maldição da Lei de Deus. O homem encontra-se incapaz de se livrar ou mudar a sua condição de depravação. Esta é tanta e completa que o homem não tem força nem poder por si mesmo, para fazer alguma contribuição ou remover esta maldição da Lei. Este encontra-se num tal estado (queda) que não pode mover-se para Deus, e muito menos trazer-se de volta a Deus.

 

A proposição atrás referida é baseada nos seguintes argumentos:

 

1.    Homem por natureza está caído como criatura. (Ecle. 7:29)Eis aqui, o que tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, porém eles buscaram muitas astúcias.”

 

2.    Todos nós nascemos com uma vontade para fazer o que é mau, com um ódio para com Deus, (Marco 7:21-23) “Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfémia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.” ( Rom. 8:7) “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.”

 

3.    Ninguém tem a habilidade para se salvar a si mesmo, nem mesmo vivendo com a imaginação de poder cumprir a Lei. (Gála. 2:16) “Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé de Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.”

 

4.    Ninguém tem a habilidade nem a vontade para vir a Cristo por meio de fé. (João 5:40) “E não quereis vir a mim para terdes vida.” (João 6:44) “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.”

 

5.    A única esperança para pecadores é a grátis Graça Soberana Divina de Deus. (Rom, 9:15-16) “Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.” (Rom.5:15) “ Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.”

 

 

 

Em primeiro lugar eu quero mostrar, porque é que o homem padeceu por natureza

 

(Ecle. 7:29) “Eis aqui, o que tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, porém eles buscaram muitas astúcias.”

Quando o Senhor nosso Deus criou Adão tudo era diferente em comparação com os dias de hoje.

 

a.    Deus criou Adão perfeito e correcto.

 

1.    Adão não tinha o pecado original.

2.    Ele não tinha qualquer inclinação para o pecado.

3.    Adão foi criado em inocência.

Deus colocou Adão no jardim num ambiente perfeito sem pecado nem degeneração.

c. Deus por seu mesmo decreto fez Adão ser o representante federal de toda raça humana

Deus lida somente com dois homens: o primeiro Adão e o segundo Adão.

1 Cor. 15:22Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.”

1 Cor.15:45-49Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.  Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.  O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o SENHOR, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.”

Quando o SENHOR colocou Adão no jardim o quer que Adão fizesse o resultado seria imputado para todos que dele são derivados por natureza. Se Adão permanecesse em perfeita obediência a Deus todos nós seriamos confirmados por ele. Mas a desobediência de Adão ao comer o fruto fez da humanidade que dele todos nós somos derivados, desobedientes e corruptos, pois esse é o pecado original que todos nós temos. E nele sem Cristo somos crianças de maldição. Merecendo o fogo interno da ira de Deus.

O pecado não é simplesmente uma doença social. Não é algum que o homem aprende o que tenha que lhe ser ensinado mas sim a degeneração do coração e alma humana. Porque o nosso coração é maligno nós fazemos o que é mau. As tendências do coração são dominadas e guardadas por vários factores: mas a semente do mal está no coração por defeito da natureza. Isto é o que o nosso SENHOR nos diz; todos os homens desconsiderando idades, acções ó posição social são hediosos, nauseantes, corrupto por inteiro. Isto é evidente para qualquer homem!

O homem não é bom mas sim nocivo no seu coração. Este mundo é o que é porque o homem é pecador, depravado e maligno.

 

Falta de habilidade para se salvar a si mesmo nem mesmo com o melhor de obras

Galátas 2:16 “ Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé de Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.”

Loraine Boettner escreveu: Esta doutrina que diz que o homem está totalmente depravado e declara o homem morto nos seus pecados, não querem disser que todos os homens estão em igual. Nem quer disser que qualquer homem é mão como de facto poderia ser, nem que qualquer um está completamente pobre de virtudes, nem que toda natureza humana é corrupta em si mesma... O que se quer disser é o seguinte: desde da queda de Adão todos os homens esperam sobre a maldição do pecado, isto significa que o homem está movido por motivos malignos e que ele se encontra incapaz de amar a Deus o fazer algum que lhe de mérito para ser salvo.

Agora vejamos o porque que isto tudo é importante para si e para mim.

·      Deus comanda perfeição e nós não há a podemos dar.

·      Nós não podemos ter penitência pelos pecados do passado, mesmo que o homem queira mudar de atitude no presente do qual é impossível porque o pecado reina e pecado é o que o homem é todos os seus pecados passados ainda se permaneceriam.

·      Não conseguimos mudar os princípios do nosso coração.

·      Nas melhores de condições são banhados em pecado.

Mesmo quando executamos boas obras somos motivados e guiados pelos princípios de um coração maligno. Então até mesmo o trabalho desse homem é nauseante para Deus.

(Pro. 21:4) “Os olhos altivos, o coração orgulhoso e a lavoura dos ímpios é pecado.

(Isa.64:6) “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundície; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.”

(Êxo. 28:38) “ E estará sobre a testa de Arão, para que Arão leve a iniqüidade das coisas santas, que os filhos de Israel santificarem em todas as ofertas de suas coisas santas; e estará continuamente na sua testa, para que tenham aceitação perante o SENHOR.”

 

 

 

 

 

 

A inabilidade do homem para vir a Cristo

O meu desejo é que o leitor veja e compreenda de acordo com as escrituras que por boas obras homem nenhum será justificado, (João 4:40) “E não quereis vir a mim para terdes vida.” (João 6:44) “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.”

Este é um assunto real e muito controverso. Religião dos nossos dias pela maior parte professa em acreditar no pecado original e na total depravação da raça humana. Poucos são aqueles que ensinam que o homem se pode salvar por si mesmo ó por o seu próprio mérito. Mas muitos ensinam que o homem por natureza têm a habilidade para vir a Cristo e se salvar, assume o protesto que tem essa habilidade neles mesmos por meio da sua livre vontade em escolher Cristo.

Por meio deste ensinamento as identidades sejam elas qual for, formam a ideia que a salvação esta somente dependente da escolha de cada um. De acordo com as comuns heresias, a livre vontade do homem faz com que o Sangue de Cristo se torne efectual mas promovendo a ideia que é a vontade livre do homem que controla as operações de Deus, assim determinando quem vai para o céu.

Nos dias de hoje nos é dito que para ir a Cristo é a coisa mais fácil do mundo. Mas o nosso SENHOR nos diz que se o Pai que o enviou não conduzir homens para Cristo por meios irresistíveis da Graça divina ninguém irá a Cristo. As escrituras plenamente descrevem não só que o homem está corrupto moralmente mas também espiritualmente impotente, involuntário para ir a Cristo por meio de Fé. Leia novamente as palavras do nosso SENHOR Jesus Cristo quando Ele diz em (João 5:40) “E não quereis vir a mim para terdes vida.” (João 6:44) “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.”

 

 

Nenhum homem pode vir a Cristo de seu próprio acordo por causa da abstinência da sua livre vontade.

Os arménios gritam, “ quem quer pode ser salvo.” Isso está correcto. Mas essa não é a pergunta. A pergunta é, quando é que se encontra homens por sua vontade inclinados para se submeter aos termos modestos do evangelho de Cristo? O nosso SENHOR responde esta pergunta bem clara e de forma enfática, Nunca!

A vontade humana está tão corrompida designada a fazer o contrário do que é bom que se não fosse através do chamamento por meio do poder sobrenatural da Graça Divina do Espírito Santo, homem nenhum alguma vez iria por meio de Fé a Cristo.

 

Nenhum homem por seu mesmo acordo vem a Cristo, porque o seu entendimento está em trevas para as coisas de Deus.

João 3:3 “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”

1.    Ele não é capaz de ver como o seu coração é excepcionalmente maligno.

2.    Ele não é capaz de compreender a rígida justiça da Lei de Deus.

3.    Ele não é capaz de ver como é glorioso o arbítrio dependente por meios da Graça.

4.    Ele não é capaz de ver a glória da encarnação do nosso SENHOR.

5.    Ele não é capaz de ver a glória do trabalho de substituição em Cristo na remição dos pecados.

6.    Ele não é capaz de ver a correcta glória da obediência de Cristo perante a Lei.

7.    Ele não é capaz de ver a glória da intercessão de Cristo por nós homens.

Se Deus não produzir interferência nos corações e na consciência dos homens nenhum voluntariamente irá a Cristo. A consciência pode nos dizer que algumas coisas estão mal, mas quanto mal está a nossa consciência, isso não sabe, porque muito iluminada que esteja a consciência nunca nos dirá. O homem natural sempre se compara com outros homens moralmente iguais a ele, mas a Lei de Deus comanda perfeição.

 

(Mateus 5:48) “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.”

(Reís 8:61) “E seja o vosso coração inteiro para com o SENHOR nosso Deus, para andardes nos seus estatutos, e guardardes os seus mandamentos como hoje.”

 

(Josué 22:5) “Tão-somente tende cuidado de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, o servo do SENHOR, vos mandou: que ameis ao SENHOR vosso Deus, e andeis em todos os seus caminhos, e guardeis os seus mandamentos, e vos achegueis a ele, e o sirvais com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.”

 

Juízo, e bom senso por si mesmo nos dizem que nós necessitamos de um substituto, alguém que pague por os nossos pecados passados, presentes e futuros. Esse substituto está revelado nas escrituras em imagens e em várias tipologias na pessoa de Jesus Cristo. Ele e quem nos salva, é ele que nos redime e nos justifica perante Deus Pai Santo. Nós por nós mesmos não conseguimos cumprir a Lei de Deus, nem que nos fosse possível ser justificados pela a Lei.

 

(Rom.3:20-27) “Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;  Isto é, a justiça de Deus pela fé de Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.  Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;  Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.”

 

(Rom. 3:28) “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.”

 

 

A única esperança para sujos pecadores como nós porque somos todos culpados de quebrar a lei é somente a livre Graça soberana de Deus em Cristo.

Se em alguma medida a salvação dos homens esteja dependente de mim, ó de si mesmo, toda a esperança está perdida. Mas como não é o caso mas sim pelo trabalho da Graça omnipotente de Deus. Em Cristo há agora esperança até mesmo para pecadores como eu e você. O Espírito do SENHOR nos diz em Romanos através de Paulo, (Rom.9:15-16)

 

“Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.”

 

 

Isto é o que Deus faz por pecadores através da sua Graça.

a.    Deus escolhe salvar uma grande multidão de pecadores da raça de Adão.

b.    Deus determinou salvar todos eles que por Ele foram escolhidos através do sacrifício de seu Filho.

c.    Deus enviou o seu Filho para este mundo para concretizar a redenção eterna para o seu povo.

d.    Deus envia o seu Espírito a fim de regenerar as pessoas escolhidas e chama-las eventualmente para Cristo seu Filho.

 

 

1.    Ele da vida aos mortos.

2.    Ele convicta-nos dos nossos pecados.

3.    Ele revela-nos Cristo

4.    Ele causa o acordar dos pecadores através do seu poder irresistível da sua Graça para irem para Cristo.

 

Efésios. 2:1 “E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,”

Colossenses. 2:13 “E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,”

(Rom. 5:8-11) “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.  E não somente mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.”

 

Aplicação:

1.    Nenhum homem tem qualquer pretensão perante a Graça de Deus.

2.    Qualquer pecador que venha a Cristo pode livremente ir.

3.    Todos que vêm para Cristo em pura Fé admitem com grande a alegria que foram chamados pela Graça de Deus, retidos por Ele.

4.    Nós que fomos retidos pelo todo-poderoso irresistivelmente para os braços de Cristo, afirmamos com grande a certeza e damos graças e louvores ao nosso Deus.

O que eu quero dizer é o seguinte: todo processo que envolve a salvação da minha alma e de quem vêm a Cristo por mérito do chamamento da Graça de Deus admite que tudo foi efectuado por Deus começo e fim. Nada depende do capricho do homem. Eu digo isto com 100% concordância com as escrituras, quer o homem admita este facto ó não. A Salvação é toda do SENHOR.

Ámen.

 

 

Don Fortner

 

 

Listen to sermons at FreeGraceRadio.com